segunda-feira, 17 de maio de 2010

Visita no MISC











Os Alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, em visita ao MUSEU DE IMAGEM E SOM DE CUIABÁ (MISC) , experiência única para muitos dos alunos que sentiram privilegiado, pelo convite. O Museu da Imagem e do Som , tem como principal objetivo resgatar e preservar a memória audiovisual. Possui um acervo de cinema/películas que constitui um importante material de registro documental da produção cinematográfica no Estado, além de discos, fitas de áudio, filmes, vídeos, fotografias, publicações relacionadas, ao Estado, amostra de Artesanatos de Cerâmica e Tecelagem. Ao chegarmos no Museu fomos recebido pelo João Luis Cavalcante Silva, que nos deu boas vindas e começou a nos mostrar o espaço físico do local. Disse-nos que este Casarão tem mais de 100 (cem) anos e esta localizado na rua do meio ( Rua Voluntário da Pátria) no centro da Cidade, em 2006 passou a ser o local que guarda a história da nossa Capital. E neste ano (2010), o local foi reaberto para visitação publica. Neste mês de Abril em Comemoração ao Aniversario de Cuiabá, houve uma reinauguração com a exposição com o Tema “Ikuiapá-Cuiabá. Memória e Identidade” uma mistura e diversidade de informações, fatos, sons e imagem que contam a historia de Cuiabá e das Etnias Indignas de Mato Grosso. Nossa Atividade começou na Sala de Som e Imagem com a apresentação de três vídeos. O Primeiro “Depois do Ovo a Guerra”(Som e Imagem) , o Filme conta a história das brincadeiras de Crianças da Tribo Panará, que tem Aldeia em São Felix do Xingu e Guarantã do Norte, e mesmo sendo uma luta, onde eles falam em bater, usar armas que eles chamavam de borduna ( Pedaço de madeira verde) faziam todos os rituais, como cortar o cabelo, pintar, percebeu-se que as brincadeiras eram inocentes, sem maldades, sem violência e terminava todos em Paz tomando banho de rio. Antes do segundo filme foi nos apresentada a Isabel, um índia nativa da Tribo Bakairi, com Aldeias em Nobres, Paranatinga e Planalto da Serra. Ela foi a que apresentou o segundo filme, que na verdade era um exercício de imaginação, onde as crianças tiveram a oportunidade de ouvir a Lenda do Guaraná (Som), onde com os olhos fechados somente ouvindo a narração as crianças puderam criar o cenário, perceber os personagens, soltando a imaginação e vivenciando sua capacidade de criação. Essa lenda é da Tribo Maués Povos Indígenas do Amazonas. A Turma da Superação I e II trabalharam uma outra versão dessa lenda a que trouxe o livro didático. A versão que foi apresentada segundo a Isabel é a que os povos Maués acreditam que realmente aconteceu. No Terceiro e “Ultimo Filme “Tainakã a Grande Estrela”, conta uma linda história de amor e nos deixa uma lição de vida”. Essa Mitologia que mostra o Amor Verdadeiro, Puro,Sincero, sem interesse, e também a lenda das sementes das plantações, segundo a historias, até então, esse povo alimentava somente de peixes, casas, e frutas do serrado. Depois da vinda de Tainakã na terra, o povo Karajá da região do Vale do Araguaia, aprenderam a plantar Roça, e colher Milho, Mandioca, Melancia, Abacaxi. Assim que terminamos fomos visitar outros espaços como: Biblioteca onde as Crianças puderam manusear Obras Literárias Indígenas, Poesias e outros. Visitamos a Sala de Fotografia (imagem), estavam expostos Fotografias da Obra de Lazaro Papazian, que viveu por volta de 60 anos em Cuiabá, e acompanhou fatos importantes da nossa história. E por fim, a Sala de dos Artesanatos, cerâmica, tecelagem, objetos e utensílios que podem ser usado para enfeites e como Objeto de casa. Sem duvida nenhuma foi uma experiência maravilhosa, sem duvida nenhuma acrescentou muito para o aprendizado dos nossos alunos e contribuirá para a mudança de conceitos além de abrir novos horizontes em relação a cultura local, regional e da cultura indígena.

Professora Maria Sebastiana da Silva Neta - Superação I e II

Nenhum comentário:

Postar um comentário