sábado, 3 de setembro de 2011






















A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou neste dia 31/08 1º Ciclo de palestras sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais. A atividade ocorreu pela manhã, nesta unidade escolar. O projeto integra a Campanha Mato Grosso Unido Contras as Queimadas.



O evento reuniu mais de 150 pessoas, entre crianças e adolescentes que estudam no período matutino, além de profissionais da Educação, servidores da Seduc e representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).


Queimada e Incêndios Florestais são debatidos em escolas estaduais
“O objetivo é que cada unidade de ensino e cada comunidade, seja rural, indígena ou quilombola possa receber ações desse programa e assim possamos construir em nosso Estado uma cultura pela preservação. Viveremos em um mundo melhor somente se cuidarmos do meio ambiente”, disse. A superintendente destacou ainda que a Seduc possui uma Gerência de Educação Ambiental que atua no apoio as unidades de ensino no desenvolvimento de projetos sustentáveis e de preservação.



O promotor de Justiça e Cidadania do MPE, Alexandre Guedes parabenizou a escola pelo desenvolvimento de projetos educativos quer enfocam o cuidado com o meio ambiente e ressaltou que as queimadas prejudicam a saúde da população. O gerente da Vigilância e Saúde Ambiental da SMS, Vagner Barros ilustrou a fala de Guedes ao informar que em 2010, os Centros de Saúde da cidade registraram um aumento de 30% no total de atendimentos médicos, por complicações ocasionadas pelas queimadas.



“Além de provocar doenças respiratórias e prejudicar principalmente crianças e idosos os incêndios geram prejuízos aos cofres públicos. Somente com internação em hospitais, o município de Cuiabá gastou R$ 4 milhões em decorrência dos incêndios. Esses recursos poderiam ter sido investidos em outras ações públicas se não fosse à irresponsabilidade daqueles que provocam as queimadas”, afirmou Barros.



Para a superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Lívia Mondin, Mato Grosso vencerá a luta contra as queimadas ilegais somente se houver a união de todos. “A partir de agora vocês (alunos) devem estender o trabalho de prevenção a incêndios para dentro de suas casas e de seus ciclos de amizade. Todos juntos podemos vencer essa batalha”, afirmou.
Contamos também com a presença de aluguns membros da Comunidade. como Pais, representante do conselho. do Crás...

A Escola Mais uma vez brilhou com a exposição dos trabalhos realizados pelos Alunos e Orientados pelos nossos Professores, na exposição das Ações Realizadas aqui, no trabalho de mobilização ao combate ao fogo, principalmente a queimada urbana.

Parabéns Alunos....

Parabéns Professores...

Parabéns Comunidade...

Parabéns Gestão....



Nenhum comentário:

Postar um comentário