FELIZ ANIVERSÁRIO
PARABÉNS PROFESSORA ROSIMEIRE PEREIRA E INSPETORA DE PÁTIO ELIZANGELA POR MAIS UM ANO DE VIDA FELICIDADES.
EQUIPE GESTORA
A Escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo.Gestão escolar
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
CULMINÂNCIA DA SEMANA LITERÁRIA (sexta feira)
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU EM SP NA CIDADE DE TAUBATÉ, NO DIA 18 DE ABRIL DE 1882. PERDEU OS PAIS AOS 15 ANOS E PASSOU A VIVER COM SEU AVÔ, VISCONDE DE TAUBATÉ. ESUDOU, SE FORMOU ADVOGADO E COMEÇOU A ESCREVER LIVROS. SENDO UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES A FAZER LITERATURA INFANTIL EM NOSSO PAÍS. POIS POUCAS PESSOAS PENSAVAM EM ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. FUNDOU UMA EDITORA PARA DIVULGAR OS LIVROS E COMBATER O ANALFABETISMO. EM QUASE TODOS OS SEUS LIVROS PARA CRIANÇAS APARECEM OS PERSONAGENS DO FAMOSO SITIO DO PICAPAU AMARELO. APRECIADO PELAS CRIANÇAS E MUITOS ADULTOS.
ALGUMAS FÁBULAS E CONTOS DE MONTEIRO LOBATO FORAM APRESENTADOS NO AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSÉ LEITE ATRAVÉS DE TEATRO, MUSICA , DRAMATIZAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. VEJA
MONTEIRO
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU EM SP NA CIDADE DE TAUBATÉ, NO DIA 18 DE ABRIL DE 1882. PERDEU OS PAIS AOS 15 ANOS E PASSOU A VIVER COM SEU AVÔ, VISCONDE DE TAUBATÉ. ESUDOU, SE FORMOU ADVOGADO E COMEÇOU A ESCREVER LIVROS. SENDO UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES A FAZER LITERATURA INFANTIL EM NOSSO PAÍS. POIS POUCAS PESSOAS PENSAVAM EM ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. FUNDOU UMA EDITORA PARA DIVULGAR OS LIVROS E COMBATER O ANALFABETISMO. EM QUASE TODOS OS SEUS LIVROS PARA CRIANÇAS APARECEM OS PERSONAGENS DO FAMOSO SITIO DO PICAPAU AMARELO. APRECIADO PELAS CRIANÇAS E MUITOS ADULTOS.
ALGUMAS FÁBULAS E CONTOS DE MONTEIRO LOBATO FORAM APRESENTADOS NO AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSÉ LEITE ATRAVÉS DE TEATRO, MUSICA , DRAMATIZAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. VEJA
FÁBULAS "JECA TATU"
TEATRO A PÍLULA FALANTE
TEATRO O CASAMENTO DE EMÍLIA E RABICÓ
FÁBULAS "A CIGARRA E A FORMIGA BOA"
FÁBULAS "O COELHO E O MACACO"
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA BRILHANTE. É DE GRANDE VALOR A SEMANA LITERÁRIA .PARABÉNS A TODAS PROFª, VILMA BRITO, NÁDIA , ABADIA, CREUSA, CIBELE, SUELY, LACY
ENILCI, BETH, LUCENI SUZANA, ROSIMEIRE E ADRIANA
segunda-feira, 23 de abril de 2012
CULMINÂNCIA DA SEMANA LITERÁRIA (quinta feira)
Alunos do 3º ano Ensino Médio (matutino) desenvolveram o projeto Contação de história para os alunos do ensino fundamental I com a orientação do prof. Cleiton Sales Lingua Portuguesa.
Ex: Historia contadas pelos alunos do ens. médio
> O Roxinol, > Negrinha > A princesa e a ervilha > A garota que vendia fósforo > A pastora e o limpador de Chaminé, > O traje do rei...
A negrinha
Alunos do 3º ano Ensino Médio (matutino) desenvolveram o projeto Contação de história para os alunos do ensino fundamental I com a orientação do prof. Cleiton Sales Lingua Portuguesa.
Ex: Historia contadas pelos alunos do ens. médio
> O Roxinol, > Negrinha > A princesa e a ervilha > A garota que vendia fósforo > A pastora e o limpador de Chaminé, > O traje do rei...
A negrinha
A Gestão escolar agradece a todos os alunos pelo desempenho e realização do teatro para as crianças do periodo matutino, tenha certeza o objetivo foi alcançado trouxeram muita alegria, divertimento e conhecimento através desse fantástico mundo do imaginário dos contos.
domingo, 22 de abril de 2012
SEMANA LITERÁRIA (16 à 20 de abril)
Tema: Monteiro Lobato o maior escritor da literatura infanto-juvenil de todos os tempos, várias atividades foram desenvolvidas durante a semana literária, despertando o gosto pela leitura e produção da escrita através desse mundo fantástico dos contos e fábulas de José Bento Monteiro Lobato
Momentos de leitura na biblioteca todos se envolveram através de várias atividades
Tema: Monteiro Lobato o maior escritor da literatura infanto-juvenil de todos os tempos, várias atividades foram desenvolvidas durante a semana literária, despertando o gosto pela leitura e produção da escrita através desse mundo fantástico dos contos e fábulas de José Bento Monteiro Lobato
Momentos de leitura na biblioteca todos se envolveram através de várias atividades
Leituras de histórias infantis
Professores trabalham as histórias do sitio do picapau amarelo trabalhando ortografia, leitura, interpretação e produção deixando a aula bem mais significativa para a criança.
Todos alunos e professores desenvolveram com muito gosto as atividades na semana literaáia. Ler histórias sempre é poder entrar nesse mundo imaginário, é sorrir, dar gargalhadas com situações vividas pelos personagens, com idéia do conto ou do jeito de escrever de um autor, somos cumplice desse momento de humor, de brincadeira de divertimento e de aprendizagem.
Coordenadora Pedagogica Vilma Ribeiro e Professores.
Páscoa
A origem desta comemoração retoma muitos seculos atrás. O termo Páscoa tem uma origem religosa que vem do latim Pascoe cujo significado é passagem. A páscoa é uma festa cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A escola esá em festa alunos do 1º e 2º ciclo participam da festa da páscoa.
Celebração Pascoal conduzido pela irmã Luceni profª do 5º anoD
Teatro musical: Vida e paixão de Jesus Cristo
Celebração Pascoal conduzido pela irmã Luceni profª do 5º anoD
Apresentações de todas as turmas
Teatro musical: Vida e paixão de Jesus Cristo
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Projeto Pintando a Copa é apresentado às escolas de VG
A Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, foi a sede da primeira reunião técnica, nesta segunda-feira (19.03), entre integrantes da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e representantes da Educação do município para tratar do projeto Pintando a Copa.
O encontro contou com as presenças de 35 membros de direções de escolas municipais e ocorreu no auditório da escola José Leite. Na ocasião, a coordenadora do projeto, Melissa Catalano, o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha Filho, e os servidores Maria Aparecida e Fernando Sandin apresentaram aos presentes as linhas gerais e os objetivos da ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
“Explicamos a importância dos projetos e os prazos para inscrição dos alunos.
Também detalhamos sobre o regulamento e o papel de cada parceiro do Pintando a
Copa”, disse Melissa. Ela informou aos presentes, que cada escola deverá
selecionar os melhores trabalhos e encaminhá-los para a Secretaria Municipal de
Educação que fará o repasse para a Secopa.
Conforme o regulamento do concurso, as escolas terão até o dia 31 deste mês
para fazerem as inscrições dos alunos no site http://www.cuiaba2014.mt.gov.br/. Após a realização dos trabalhos pelos estudantes e seleção das Escolas, a Secretaria Municipal deverá repassá-los até o dia 18 de maio para Secopa, que terá até o dia 22 de junho para divulgar os vencedores e realizar a premiação no dia 28.
O Pintando a Copa visa estimular a produção de desenhos e pinturas relacionadas
à Copa do Mundo. O projeto está dividido em quatro categorias, sendo três
destinadas aos alunos e a última destinada às escolas. Para os melhores
desenhos e projetos o governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD e
câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada
categoria. Para a escola o prêmio será um notebook e um projetor multimídia.
Melissa Catalano citou que os diretores e coordenadores das Escolas ficaram
“empolgados” com a possibilidade dos alunos ganharem ingressos para os jogos. O
Pintando a Copa prevê a entrega de dois ingressos, para cada um dos três
primeiros colocados de cada categoria. Os diretores e professores dos alunos
ganhadores do primeiro lugar de cada categoria receberão um ingresso, cada um.
As próximas reuniões técnicas já estão agendadas para quarta e quinta-feira (21
e 22.03). A escola José Leite receberá pela manhã, os representantes das
escolas estaduais do município e, no dia seguinte, o encontro com as escolas
municipais de Cuiabá, ocorrerá no período da tarde na Secretaria Municipal de
Educação.
Fonte: Secom/MT
O encontro contou com as presenças de 35 membros de direções de escolas municipais e ocorreu no auditório da escola José Leite. Na ocasião, a coordenadora do projeto, Melissa Catalano, o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha Filho, e os servidores Maria Aparecida e Fernando Sandin apresentaram aos presentes as linhas gerais e os objetivos da ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
“Explicamos a importância dos projetos e os prazos para inscrição dos alunos.
Também detalhamos sobre o regulamento e o papel de cada parceiro do Pintando a
Copa”, disse Melissa. Ela informou aos presentes, que cada escola deverá
selecionar os melhores trabalhos e encaminhá-los para a Secretaria Municipal de
Educação que fará o repasse para a Secopa.
Conforme o regulamento do concurso, as escolas terão até o dia 31 deste mês
para fazerem as inscrições dos alunos no site http://www.cuiaba2014.mt.gov.br/. Após a realização dos trabalhos pelos estudantes e seleção das Escolas, a Secretaria Municipal deverá repassá-los até o dia 18 de maio para Secopa, que terá até o dia 22 de junho para divulgar os vencedores e realizar a premiação no dia 28.
O Pintando a Copa visa estimular a produção de desenhos e pinturas relacionadas
à Copa do Mundo. O projeto está dividido em quatro categorias, sendo três
destinadas aos alunos e a última destinada às escolas. Para os melhores
desenhos e projetos o governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD e
câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada
categoria. Para a escola o prêmio será um notebook e um projetor multimídia.
Melissa Catalano citou que os diretores e coordenadores das Escolas ficaram
“empolgados” com a possibilidade dos alunos ganharem ingressos para os jogos. O
Pintando a Copa prevê a entrega de dois ingressos, para cada um dos três
primeiros colocados de cada categoria. Os diretores e professores dos alunos
ganhadores do primeiro lugar de cada categoria receberão um ingresso, cada um.
As próximas reuniões técnicas já estão agendadas para quarta e quinta-feira (21
e 22.03). A escola José Leite receberá pela manhã, os representantes das
escolas estaduais do município e, no dia seguinte, o encontro com as escolas
municipais de Cuiabá, ocorrerá no período da tarde na Secretaria Municipal de
Educação.
Fonte: Secom/MT
Reportagem Com Vida na escola José Leite
Quarta-feira, 14 de março de 2012
Oficina ambiental cria Com-vida na escola José Leite
A criação de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de
Vida (Com-Vida) e Agenda 21 Escolar foram temas abordados durante oficina
realizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação
(Seduc/MT) com alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea
Grande, na manhã de hoje (14.03).
A unidade elegeu os professores que serão os representantes
da Com-Vida. A partir de agora trabalha para a seleção dos alunos, que também terão
a competência de atuar na disseminação das ações, como multiplicadores.
Posteriormente, será a vez dos pais dos estudantes. O Com-Vida envolve a
participação das comunidades escolares, direção das escolas, professores,
alunos, servidores e pais e responsáveis pelos alunos.
Desde a última semana, a equipe da Seduc trabalha junto a
equipe pedagógica da escola, tendo inclusive participado da Sala do Educador,
prestando informações que servem como estímulo a formação da Comissão. A ideia é
finalizar os trabalhos até o fim de maio.
“A Com-Vida vai auxiliar na organização da escola e os
participantes na resolução de demandas. A Com-Vida não se restringe as práticas
ambientais, atua na prevenção ao uso de drogas, à violência. Atua como parceira
do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, e do grêmio estudantil. Ela
trata de qualidade de vida”, explica Leodenil Duarte, da Gerência de Educação
Ambiental.
Sustentabilidade
Um currículo permeado por ações de educação ambiental já é adotado na rotina
escolar. Desde 2011 trabalham orientados pelo projeto ‘Sustentabilidade:
Conhecer, Refletir, Agir’. Além de promoverem a prática da adoção do ambiente
limpo, paredes com a pintura conservada, redução de custos com a energia
elétrica (com o simples apagar das luzes ao deixarem os ambientes), o uso da
estação meteorológica, já são algumas das práticas utilizadas pelos alunos.
‘Nós já demos os primeiros passos. Quando a gente fala de
ambiente não nos limitamos a palavra reciclagem ou a manutenção de ambientes
limpos. Nosso foco é atuar frente às questões biológicas, sociais da questão e,
assim, despertar a consciência sobre o que é desenvolver ações mais
sustentáveis”,explica a coordenadora pedagógica da unidade Lourizelma dos
Santos Silva.
Integrante do Coletivo Jovem de Cuiabá e Várzea Grande, a
bióloga Elisete Gonçalves dos Santos, avalia como vital o engajamento das
unidades escolares para o despertar sobre o tema. ‘Me apaixonei depois de
participar de uma aula de campo ‘Ame o Rio Cuiabá’, quando eu tinha 15 anos. É
fundamental que desde pequenos comecem a refletir sobre suas ações e o que
representam’. Elisete foi convidada a realizar uma explanação aos estudantes
sobre a importância do movimento de articulação voluntário em prol do meio
ambiente.
Boa Ideia
Pablo Soares, 12 anos, é estudante da 3ª fase do 3º Ciclo de Formação Humana, e
adorou participar da oficina. ‘Não conhecia o que era Com-Vida. Gostei da
proposta. A gente faz coisas pequenas como conservar o espaço limpo, colocar o
lixo nos locais adequados, mas é possível fazer mais. Onde eu moro, por
exemplo, na Cohab Cristo Rei existe uma associação de moradores e posso levar o
que aprendi para lá’.
Aluna do 2º segmento da modalidade de Jovens e Adultos
(EJA), Lucimaria da Silva Pontes, 40 anos, relembrou durante a oficina que educação
não se aprende só em casa. ‘Achei bacana a ideia. Estava ouvindo as crianças
conversando sobre queimadas, os prejuízos à saúde e percebo o quanto a questão
é importante. Pequenas ações fazem diferença. Sempre digo a minha filha que não
importa de quem seja, pegue o lixo, não deixe na rua. Ajude a conservar o
ambiente limpo”.
Ao término da oficina os estudantes descreveram sonhos e
expectativas em pequenos pedaços de papéis (reciclados e em formato de folhas)
e os penduraram em uma amoreira em um ato simbólico de esperança a questão
ambiental, nos dias de hoje.
Orgulho
A unidade escolar foi uma das escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Escola Estadual Dom Bosco (da cidade de Lucas do Rio Verde) com exemplo de boas práticas pedagógicas ambientais em Mato Grosso.
Os documentários sobre os trabalhos desenvolvidos serão apresentados em junho durante a Conferência Mundial Rio+20. ‘Nos sentimos
recompensados. É um grande orgulho é reflexo de um trabalho desenvolvido por
toda a comunidade escolar’, diz a coordenadora Lourizelma dos Santos Silva.
Saiba Mais
Agenda 21 nas escolas tem como objetivo executar ações e sensibilizar toda a
comunidade escolar propiciando uma nova perspectiva de desenvolvimento, sob a
ótica da sustentabilidade e respeito ambiental. A Com-Vida é uma nova forma de
organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores,
funcionários, diretores, comunidade. O principal papel da Comissão é contribuir
para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola,
promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, de acordo com o
Ministério do Meio Ambiente.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
Oficina ambiental cria Com-vida na escola José Leite
A criação de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de
Vida (Com-Vida) e Agenda 21 Escolar foram temas abordados durante oficina
realizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação
(Seduc/MT) com alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea
Grande, na manhã de hoje (14.03).
A unidade elegeu os professores que serão os representantes
da Com-Vida. A partir de agora trabalha para a seleção dos alunos, que também terão
a competência de atuar na disseminação das ações, como multiplicadores.
Posteriormente, será a vez dos pais dos estudantes. O Com-Vida envolve a
participação das comunidades escolares, direção das escolas, professores,
alunos, servidores e pais e responsáveis pelos alunos.
Desde a última semana, a equipe da Seduc trabalha junto a
equipe pedagógica da escola, tendo inclusive participado da Sala do Educador,
prestando informações que servem como estímulo a formação da Comissão. A ideia é
finalizar os trabalhos até o fim de maio.
“A Com-Vida vai auxiliar na organização da escola e os
participantes na resolução de demandas. A Com-Vida não se restringe as práticas
ambientais, atua na prevenção ao uso de drogas, à violência. Atua como parceira
do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, e do grêmio estudantil. Ela
trata de qualidade de vida”, explica Leodenil Duarte, da Gerência de Educação
Ambiental.
Sustentabilidade
Um currículo permeado por ações de educação ambiental já é adotado na rotina
escolar. Desde 2011 trabalham orientados pelo projeto ‘Sustentabilidade:
Conhecer, Refletir, Agir’. Além de promoverem a prática da adoção do ambiente
limpo, paredes com a pintura conservada, redução de custos com a energia
elétrica (com o simples apagar das luzes ao deixarem os ambientes), o uso da
estação meteorológica, já são algumas das práticas utilizadas pelos alunos.
‘Nós já demos os primeiros passos. Quando a gente fala de
ambiente não nos limitamos a palavra reciclagem ou a manutenção de ambientes
limpos. Nosso foco é atuar frente às questões biológicas, sociais da questão e,
assim, despertar a consciência sobre o que é desenvolver ações mais
sustentáveis”,explica a coordenadora pedagógica da unidade Lourizelma dos
Santos Silva.
Integrante do Coletivo Jovem de Cuiabá e Várzea Grande, a
bióloga Elisete Gonçalves dos Santos, avalia como vital o engajamento das
unidades escolares para o despertar sobre o tema. ‘Me apaixonei depois de
participar de uma aula de campo ‘Ame o Rio Cuiabá’, quando eu tinha 15 anos. É
fundamental que desde pequenos comecem a refletir sobre suas ações e o que
representam’. Elisete foi convidada a realizar uma explanação aos estudantes
sobre a importância do movimento de articulação voluntário em prol do meio
ambiente.
Boa Ideia
Pablo Soares, 12 anos, é estudante da 3ª fase do 3º Ciclo de Formação Humana, e
adorou participar da oficina. ‘Não conhecia o que era Com-Vida. Gostei da
proposta. A gente faz coisas pequenas como conservar o espaço limpo, colocar o
lixo nos locais adequados, mas é possível fazer mais. Onde eu moro, por
exemplo, na Cohab Cristo Rei existe uma associação de moradores e posso levar o
que aprendi para lá’.
Aluna do 2º segmento da modalidade de Jovens e Adultos
(EJA), Lucimaria da Silva Pontes, 40 anos, relembrou durante a oficina que educação
não se aprende só em casa. ‘Achei bacana a ideia. Estava ouvindo as crianças
conversando sobre queimadas, os prejuízos à saúde e percebo o quanto a questão
é importante. Pequenas ações fazem diferença. Sempre digo a minha filha que não
importa de quem seja, pegue o lixo, não deixe na rua. Ajude a conservar o
ambiente limpo”.
Ao término da oficina os estudantes descreveram sonhos e
expectativas em pequenos pedaços de papéis (reciclados e em formato de folhas)
e os penduraram em uma amoreira em um ato simbólico de esperança a questão
ambiental, nos dias de hoje.
Orgulho
A unidade escolar foi uma das escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Escola Estadual Dom Bosco (da cidade de Lucas do Rio Verde) com exemplo de boas práticas pedagógicas ambientais em Mato Grosso.
Os documentários sobre os trabalhos desenvolvidos serão apresentados em junho durante a Conferência Mundial Rio+20. ‘Nos sentimos
recompensados. É um grande orgulho é reflexo de um trabalho desenvolvido por
toda a comunidade escolar’, diz a coordenadora Lourizelma dos Santos Silva.
Saiba Mais
Agenda 21 nas escolas tem como objetivo executar ações e sensibilizar toda a
comunidade escolar propiciando uma nova perspectiva de desenvolvimento, sob a
ótica da sustentabilidade e respeito ambiental. A Com-Vida é uma nova forma de
organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores,
funcionários, diretores, comunidade. O principal papel da Comissão é contribuir
para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola,
promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, de acordo com o
Ministério do Meio Ambiente.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
CALENDÁRIO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS
Fevereiro: 17 Carnaval e Aniversário da escola- Abril: 04 Páscoa e 16 à 20 Semana Literária Maio: 1 dia do trabalho, 15 aniversário de Várzea Grande, 30 à 01 de junho- Jogos Escolares Junho- 30 Festa Junina Agosto: 20 à 24 Feira das Ciências - Setembro : 01 à 07 Semana da Pátria Outubro: 10 Comemoração ao dia da Criança, do Estudante e Comemoração ao Aniversário da Escola. Novembro: 8 à 14 Semana Ético Racial.
Inicio do ano Letivo 2012
A Gestão Escolar, Professores e Funcionários acolhem com muito carinho alunos e pais, no dia 06 de fevereiro para o inicio das atividades pedagógicas de 2012.
Atendendo os três periodos com as modalidades: Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio regular e o ensino da Eja( Educação de jovens e adultos)
Seja bem vindo!
Atendendo os três periodos com as modalidades: Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio regular e o ensino da Eja( Educação de jovens e adultos)
Seja bem vindo!
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