quarta-feira, 20 de abril de 2011

INICIO DO ANO LETIVO COMEÇOU COM AULA INAUGURAL

DIREÇÃO: PROFESSORA GIULIANA SEBA GESTÃO 2010 A 2011
COORDENAÇÃO: LOURIZELMA SILVA, MARIA SEBASTIANA , RONAIR BATISTA E VILMA RIBEIRO
PROFESSORES: TODOS QUALIFICADOS
MODALIDADES ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANO(CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA), ENSINO MÉDIO, EJA(EDUCAÇÃO DE JOVEM E ADULTOS)










Trabalho de Páscoa

Alunos do 3ªCiclo 3ªFase C - da Professora Lúcia Regina



Trabalhando a Páscoa na Escola Jose Leite

Aula dos professores João e Lúcia Regina - disciplina de história



Páscoa 2011

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata. Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração. Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus. O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.
FELIZ PÁSCOA VIDA NOVA A TODOS GESTORES, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, ALUNOS E PAIS DA ESCOLA JOSÉ LEITE











BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca não é apenas um recinto reservado aos brinquedos, é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de aprender brincando na forma lúdica, educativa e enriquecedora, onde a criança mergulha-se em seus brinquedos, pensamentos e fantasias. Na nossa brinquedoteca existem muitos brinquedos, filmes revista e livros infantis ... muita magia e criatividade. E as “brinquedistas” nossas professoras, são iluminados pela criança viva dentro de cada uma delas. Nossas professoras estão trabalhando e estão sempre prontas a favorecer e enriquecer o brincar da criança.

Os objetivos da brinquedoteca são muitos.
• Proporcionar oportunidade para que as crianças aprenda brincando de forma ludica e educativa.
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica.
• Estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equílibrio emocional.
• Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades
• Alimentar a inteligência e a criatividade
• Propocionar maior número de experiências
• Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar.
• Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade
• Enriquecer o relacionamento entre as crianças e as suas famílias.
• Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.
• Proporcionar vários meios de despertar no aluno o habito e gosto pela leitura.
COORDENADORA VILMA


PROGRAMA ESCOLA ABERTA

As Escola José Leite de Moraes convida toda comunidade do bairro Cristo Rei e demais comunidade para participarem das oficinas do Programa Escola Aberta: Oficinas de Futsal com Professor de Educação Física Valmir Correa, Oficina de Culinária Professora Jordina, Oficina de Inglês Professor Adão, Oficina de Capoeira professor Alexandre, Oficina de Dança Professora Janaina e a Oficina de artes Professora Norman Cristina. Durante os finais de semana as escolas ficam abertas e são ofertados atividades de cultura, arte, esporte, lazer e recreação, qualificação para o trabalho, geração de renda, formação educativa complementar. O objetivo é estreitar a relação escola e comunidade.

Em funcionamento desde 2010, o Programa tem parcerias do Governo Federal, a Unesco e os entes federados. Em Mato Grosso as ações do Programa são monitoradas por equipe específica da Seduc-MT. Por meio de reuniões mensais o Comitê Metropolitano (representações de todas as Unidades de Ensino contempladas pelo Programa) avalia as ações. Nas reuniões são feitos relatos de experiências e trocas de informações entre as escolas participantes.

Segundo a equipe responsável do PEA, na Seduc, a avaliação do Programa identificou melhorias. “A participação das famílias e da comunidade nas reuniões das escolas levou a que assumissem maior compromisso com a escola e ampliassem o sentido de pertencimento”, informa o técnico da Seduc, Guilherme Luis Costa. Quanto aos estudantes, afirma ele, a conquista foi mais substancial, pois a escola aberta nos finais de semana propiciou acesso a atividades. (colaborou equipe do PEA/Seduc)






segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sala de Educador

Oitenta por cento dos Profissionais da Educação da Escola José Leite de Moraes, reunem todas as Terças Feiras das 17:00 ás 19:00, para Refletir, sobre as Ações desenvolvidas, Refletir, para daí Replanejar outras Ações.

"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".
Paulo Freire
Projeto Sala de Educador - Ação/Reflexão/Ação

Objetivo Geral


*Fortalecimento do Projeto Político Pedagógico a partir de proposições sistematizadas, planejamento, reflexão e busca de conhecimento a partir de ações que visem a melhoria do fazer pedagógico dos Educadores. Possibilitando a todos os Funcionários da Unidade Escolar, a oportunidade de desenvolver suas potencialidades e qualificar o desempenho no trabalho, através do Grupo de Formação Continuada, articulado com o Projeto Político Pedagógico/ PPP, da Escola, regulamentado no Plano de Desenvolvimento Escolar / PDE, considerando o Contexto Escolar em que estamos inserido, nossa Clientela, e condições de recursos que nos são disponíveis.



Objetivos Específicos


*Resgatar a Função do Coordenador Pedagógico dentro da Unidade Escolar;
*Possibilitar discussões nas diversidades Culturais, tendo a Escola como Espaço de Relações e Construção de Saberes;
*Possibilitar ao Professor a Cultura de Gerenciar sua Formação num Processo Contínuo, Individual e Coletivo;
*Fomentar o desenvolvimento de habilidades e Competências para a Utilização das novas Tecnologias no Ensino aprendizagem;
*Estimular, incentivar e subsidiar a construção, o desenvolvimento e execução de projetos pedagógicos, levando em conta a realidade educativa do sistema e da Comunidade.
*Dinamizar modalidades de ações entre as Escolas, com Debates, Cursos, Oficinas de Formação. Seminários, Palestras, Painéis, Fórum e Workshops, fazendo um intercambio entre os Programas, desenvolvidos no interior de cada Escola;
*Garantir o sucesso do Ensino aprendizagem;
*Resgatar a Credibilidade do Ensino na Unidade Escolar; Promover intercambio entre a os parceiros SEDUC/ CEFAPRO/ Universidades e Escolas.


Metas


*Ofertar aos Funcionários desta Unidade Escolar, oportunidades de espaço e tempo para reflexão e Estudos contínuos, possibilitando maiores contatos com os colegas, facilitando à troca de experiência, garantido a coletividade, e resignificando a Ação Pedagógica.;
*Manter o mesmo percentual de participantes, independente destes serem ou não efetivos ou contrato temporário;
*Implementar, novas metodologias e buscar parcerias com instituições que nos ajudarão a enriquecer nossa Ação;
*Provocar mudança na prática educativa e na postura dos profissionais da Educação, desta Unidade Escolar;
*Ampliar e possibilitar a realização de um trabalho coletivo e por Área de Conhecimento;
*Fortalecer a Gestão Democrática do processo Pedagógico através da Formação Continuada;
*Realizar na Escola sessões de estudos contínuos, compartilhados e Coletivos, dos mais diferentes Temas, ligados a Educação Ambiental, Educação sexual e Étnico Racial;
*Assegurar que este momento sirva de Reflexão da própria prática para re-elaborar, reconstruir e fazer novos encaminhamentos da sua pratica pedagógica;
*Explorar coletivamente o uso dos recursos tecnológicos e seus benefícios para sala de aula;
*Renovar a pratica pedagógica, garantindo o acesso e permanência da criança em sala de Aula, num ambiente Saudável, de confiança e credibilidade, frente a Comunidade.
*Estimular uma postura crítica – reflexiva que possibilite mudança de comportamento e crescimento profissional;
*Ampliar o Estudo das especificidades das Áreas do Conhecimento e das Modalidades de Ensino provocando uma Reflexão sobre a pratica no seu dia a dia.
*Possibilitar momentos de Reflexão em pequenos Grupos das Áreas do Conhecimento, a fim de planejar e replanejar as nossas Ações Pedagógicas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PINACOTECA DO ESTADO
Exposição no Palácio da Instrução retrata 35 anos das artes visuais em Mato Grosso

Por Naine Terena/Especial Pavilhão das Artes/SEC-MT

“Um tesouro inestimável para o patrimônio artístico e cultural do Estado”. Assim se descreve o conjunto de 340 obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT). O acervo composto por pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e objetos será exposto a partir do dia 26 de abril, inaugurando a temporada de exposições do Pavilhão das Artes de MT, localizado no Palácio da Instrução.

Através da exposição \'Acervo – Pinacoteca do Estado’, a Secretaria de Estado de Cultura leva ao público um panorama das artes visuais de Mato Grosso, por meio de três gerações de artistas plásticos mato-grossenses. O acervo começou a ser constituído no ano de 1976, pela extinta Fundação Cultural de Mato Grosso, que adquiriu obras de artistas como Ignês Correa da Costa(1907-1978), João Pedro de Arruda, Dalva de Barros, Humberto Espíndola, Conceição de Freitas, Clóvis Irigaray, João Sebastião juntamente com outras obras doadas por instituições e pessoas físicas e em prêmios aquisições no Salão Jovem Arte Mato-grossense.

A exposição composta com cerca de 50 obras, reúne os principais artistas da Pinacoteca do Estado: Ignês Côrrea da Costa, Dalva de Barros, Humberto Espindola, João Sebastião, João Pedro de Arruda, Clóvis Irigaray, Adir Sodré, Gervane de Paula, Jonas Barros, Vitória Basaia, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Conceição de Freitas, Nilson Pimenta e Clínio Moura.

O Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Antonio Cuiabano Malheiros, explica que a Pinacoteca é um patrimônio inestimável. "O Governo tem orgulho de abrir a temporada de exposições no Palácio da Instrução com o acervo da Pinacoteca, que reúne obras dos mais representativos artistas de Mato Grosso". Para receber a exposição, o Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução em Cuiabá passou por uma reforma. Arquitetos, produtores culturais e artistas plásticos do estado atuaram na preparação do espaço que abrigará essa e outras exposições durante o ano.

  • Professor terá abatimento do Fies em curso de licenciatura

    Professor terá abatimento do Fies em curso de licenciatura
    Professores da educação básica, em efetivo exercício do magistério nas redes públicas, que cursaram ou estejam cursando uma licenciatura com empréstimo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), já podem solicitar o abatimento mensal, de 1%, do saldo devedor. Para quitar o financiamento com trabalho, o educador deve comprovar que leciona pelo menos 20 horas semanais em escola pública.
    O abatimento, para professores, das mensalidades pagas com recursos do Fies está regulamentado em portaria normativa, publicada no Diário Oficial da União, do dia 03/03/2011. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad,
    o benefício pode ser usado pelo professor que faz a primeira ou a segunda licenciatura, desde que não tenha usado o financiamento em cursos de graduação anteriores.
    Para requerer o benefício, o docente ou estudante deve formalizar o pedido no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC que opera o financiamento estudantil. De acordo com a portaria normativa, o FNDE deve dispor no seu portal de um sistema específico para ser preenchido pelo solicitante. Também será responsabilidade do FNDE notificar o agente financeiro escolhido pelo aluno sobre a suspensão da cobrança do empréstimo.
    Na avaliação de Haddad, a regulamentação do abatimento das prestações do Fies para os estudantes de licenciatura deve dar um novo gás aos jovens que buscam formação superior decididos a ingressar na carreira do magistério público. Para uma licenciatura de quatro anos, por exemplo, o educador vai quitar o empréstimo com oito anos e quatro meses de trabalho em uma rede pública.
    Ionice Lorenzoni
    Confira a Portaria Normativa nº 4, de 2 de março de 2011.

Salário e formação de professores serão as principais metas do novo Plano Nacional de Educação

A consideração é do ministro da Educação, Fernando Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, considera como principais metas do novo Plano Nacional de Educação aquelas que estão relacionadas à formação e à remuneração de professores. "Se fosse apontar as metas que mais dialogam com os principais problemas da educação brasileira, diria que são as metas relacionadas ao magistério, no que diz respeito à formação e à remuneração", afirmou ontem (13) o ministro, após participar de audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O Plano Nacional de Educação, cujos objetivos deverão ser alcançados até 2020, traz duas metas relacionadas à formação de professores: garantia, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, de que todos os professores da educação básica passem a ter formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; e a diplomação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e a garantia a todos de formação continuada em sua área de atuação.

m relação à remuneração, o plano prevê a valorização do professor da educação básica, a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de 11 anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente; e a garantia, no prazo de dois anos, da existência de planos de carreira para os profissionais em todos os sistemas de ensino.

"Sabemos que o magistério brasileiro tem uma remuneração que é 60% da média das demais profissões com nível superior. Se quisermos valorizar a educação, não há como dissociar a modernização da educação da valorização daqueles que são responsáveis pela educação", disse o ministro. "Temos uma meta específica que também conta com estratégicas específicas de equalizar a remuneração média do professor vis-à-vis a remuneração média com nível superior."

Haddad disse estar otimista com a mobilização da sociedade para acompanhar a tramitação do plano no Congresso Nacional. No entanto, afirmou que para o plano nacional obter sucesso será preciso que estados e municípios também comecem a debater os planos locais de educação.

"Se os estados e municípios começarem um debate sobre os seus próprios planos, não vai acontecer o que ocorreu com o plano anterior, que foi aprovado, mas não houve uma mobilização para aprovação dos planos estaduais e municipais. E a educação básica é estadual e municipal. Ela não é federal", afirmou o ministro.


Agência Brasil

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇAO ...
O QUE É, PARA QUE SERVE...


O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial
n. º 17/2007 e integra as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do
Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a
organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as
políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo,
tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para
a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em
diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC,
da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da
Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e
da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por
meio do Programa Escolas-Irmãs, passando a contar com o apoio do
Ministério da Defesa, na possibilidade de expansão dos fundamentos
de educação pública.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços,
oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar
entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de
interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. Esse ideal está presente na legislação educacional brasileira
e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos
205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º
9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos
artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001),
no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007) e
no Plano de Desenvolvimento da Educação.
O Programa Mais Educação atende, priorita
o ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito
da comunidade, conhecimentos... é tentar construir uma educação
que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida.
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇAO É UMA AÇAO QUE DEVE SER ABRAÇADA POR TODOS OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.

Quais crianças, adolescentes
e jovens devem ser atendidos pelo
Programa Mais Educação?
Considera-se o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar. Recomenda-se adotar como
critérios para definição do público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade
social e sem assistência;
– estudantes que congregam seus colegas – incentivadores
e líderes positivos (âncoras);
− estudantes em defasagem série/idade;
− estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na
transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de
abandono;
− estudantes de séries onde são detectados índices de
evasão e/ou repetência.

FONTE:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade
Diretoria de Educação Integral,
Direitos Humanos e Cidadania.

Esse ano de 2011 é o primeiro ano que a nossa escola esta trabalhando com o Programa, do qual temos as seguintes oficinas:

Matematica, xadrez, ciências, tênis de mesa, jornal e rádio.

A equipe do PROGRAMA MAIS EDUCAÇAO DA ESCOLA JOSE LEITE DE MORAES, conta com a colaboraçao de todos os profissionais desta escola para que possamos conseguir desenvolver esse trabalho difícil, mas ao mesmo tempo gratificante. Obrigada,

Coordenadora: Solange Borges Magalhaes.